sábado, 16 de novembro de 2013

PÃO DA SANTA CEIA COM OU SEM FERMENTO ?

Em geral todas as religiões Cristãs observam a Ceia do Senhor . Onde o Pão e o E o Fruto da videira são elementos comuns , mas fundamentais na ordenança a observação da ceia . Mas existe muita diferença e duvidas com relação a respeito dessa comemoração. Vamos analisar mais a fundo a importância de vários aspectos relacionados a Santa Ceita . Mas com respeito ao pão e o fruto da videira eles podem ter fermento . 

Que tipo de pão os Judeus comiam nas Ceias Pascais . Bom basta dizer que na Festa da Pascoa e a dos Pão Asmos (sem fermento) era proibido a utilização de fermento , ou qualquer substancia que causasse a levedura , tanto pão quanto no liquido. Qualquer coisa fermentada teria de er removida dos lares . fora do alcance dos seu olhos .(Exodo 12: 18-20; 13:6,7) Não temos duvidas quanto a celebração da Ceia Pascal dos Judeus era servida com pão Asmos ( sem fermento). Que tipo de Pão Jesus Instituiu como símbolo de seu corpo . Diz a biblia que enquanto comiam o cordeiro pascoal , Jesus tomou o pão , deu graças , partiu-o e deu ao seus discípulo aos discípulos dizendo – Isto é o meu corpo , que por vós é dado , fazei isso em memória de mim.( Lucas 22:12) Concluimos que por ocasição da Ceia Pascal o pão era sem fermento , não que não tivesse outro disponível para utilizar , não Jesus utilizou esse pão sem fermento por que seu corpo santo seria representado pelo pão asmo . A santa ceia ou Pascoa Cristã e a continuação da Páscoa Judaica, porém é claro com um caratér muito mais relevante ( colossenses 2:16,17 ; Hebreus 10:1) Porque o novo testamento não diz nada a respeito sobre o pão da Santa Ceia Alguém pode dizer que não celebra a Ceia do Senhor com pão asmo , porque não há nenhuma ordem no novo testamento . Aparentemente isso parece um boa resposta . Ou alguem poderá dizer que o pão é apenas um simbolismo por isso não há necessidade de ser pão sem fermento . Mas será que isso também é o suficiente para uma boa argumentação . Vejamos porque nada se diz a respeito do pão sem fermento no novo testamento .

 1 – precisamos entender que os primeiros cristãos , e os apóstolos eram pessoas recem saídas do judaismo ( judeu Cristão ) e já estavam habituadas com o preparo dos elementos da Pascoa incluindo a preparação dos Pães Asmos ( Lucas 22:8-13) todos os anos eles faziam a mesmissima coisa . por esse fato eles não descreveram sobre o tipo de Pão que deveria ser comido na Santa Ceia . então é obvio que não precisavam falar sobre isso .

 2- Os novos cristão tinham recentemente deixado o judaísmo , tinham em mente o que significava para eles o fermento e que seu uso na Pascoa e na festa dos Pães Asmos era extremamente proibido por Jeová , sob pena de punição (Exodo 12:20 ; 13:6-7) por isso permitir a mudança de “pão sem fermento” para ‘pão com fermento” mesmo se tratando da Páscoa da Nova Aliança, era algo que ele não fariam e não aceitariam tal coisa (1 Corintios 5:7) Eles acabariam rejeitando prontamente a ceia do Senhor por causa do fermento . 

 3- O pão ele ganhou um novo significado . Jesus disse Isto significa meu corpo . Na sua opinião o corpo sem pecado de JESUS é melhor representado pelo pão Asmo sem fermento . Ou com fermento . Antes de você responder , vamos entender o significado de “fermento” na biblia.   Nas escrituras o fermento (hebr"seor pão levedado” Deut 16:4) é usado freqüentemente usado para simbolizar o pecado , impureza, o mal , a corrupção , a hipocrisia , a falsa doutrina e por fim tudo o que contamina e corrompe o homem ( Mateus 16:6-11) O fermento também era usado como símbolo do mal e da corrupção hereditária do homem.(Exodo12:8,15-20) O talmude Judaico diz : A levedura o impulso maldoso do coração. O fermento era associado a corrupção , mesmo na opnião de povos da antiguidade que não eram hebreus. Por ex Plutarco escritor e filósofo grego (46-126 ac) descreveu o fermento como “a própria descendência da corrupção, que corrompe a massa com a qual é misturada “ Já no antigo Israel o uso do fermento e do mel eram proibidos nas ofertas de manjares (cereais) , bem como nas Festas de Páscoa e dos pães Asmos , também todas ofertas de bolos ou pães , postas sobre o altar de Jeová , tinham que ser feitos apenas com farinha SEM FERMENTO. ( Levítico 2:1-16 10:12,13)


A Relação do fermento no Novo Testamento O Uso figurado fica evidente nas palavras de Jesus na advertência contra o fermento dos fariseus , dos saduceus , e dos herodianos.( Mateus 16:6; Marcos 8:15) o fermento dos fariseus era a hipocrisia e a sua preocupação com o exibicionismo.(Mateus 23:14,16 ; Lucas 12:1) os dos saduceus , o ceticismo e a ignorância culpável (Mateus 22:23,29) e dos herodianos a malícia e a sua astucia política (Mateus 22:16-21; Marcos 3:6) As duas passagens Paulinas onde ocorre a palavra fermento, sustentam esse ponto de vista (1 coríntios 5:6-13. Gálatas 5:9)sendo que a primeira delas faz o contraste entre o fermento da maldade e da malicia e os asmos da sinceridade e da verdade. Paulo relembra a nova significação da Antiga Festa Judaica e diz : “Cristo o nosso cordeiro pascal foi Imolado por nós” 

 
AGORA VAMOS ANALISAR ALGUMAS  OBJEÇÕES.



  1º Alguns dizem que não é necessário celebrar a Santa Ceia com Pão Asmo porque trata-se de uma comemoração espiritual ou simbólica.( 1 Coríntios 11:24) Na verdade a Santa Ceia é uma das Festas mais espirituais da Igreja de Jesus Cristo. Porém é bom lembrar que ela é representada por elementos literais no caso o pão e o cálice (Mateus 26:26-28) e justamente por isso que devemos dar uma maior atenção aos fatores que compõe este ato sagrado . Não podemos misturar o santo com o profano ( 1 Coríntios 10:21)

 2º Celebrar a Santa Ceia do Senhor com pão fermentado é não discernir o corpo de Cristo , ou considera-lo como um corpo manchado pelo pecado . Comer o pão fermentado como símbolo do Corpo santo de Cristo e inadmissível e pode ser considerado como violação do corpo Santo e sem pecado de Jesus .(Salmos 16:10) O corpo de Jesus não pode ser violado por ninguém consciente ou inconscientemente . Não há relação do pão fermentado com a Santa ceia do Senhor . 

3º O valor de um símbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. Assim como o pão Asmo representa o corpo sem pecado de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo o vinho que representa o sangue de Cristo só pode ser bem representado por suco de uva não fermentado ( 1Pedro 1:18,19) Uma vez que as escrituras declaram que o corpo e o sangue de Cristo não experimentaram a corrupção ( Salmos 16:10, Atos 2:27; 13:37,Hebreus 9:14) Esses dois elementos são corretamente simbolizados por aquilo que não é corrompido e nem fermentado .Portanto seria inapropriado usar na Santa Ceia do Senhor Jesus um símbolo da maldade, isto é contendo levedura e fermentação , se realmente observarmos os objetivos dessa ordenança e as exigências bíblicas para participarmos dela . Quando devemos observar a Ceia do Senhor . Jesus disse que deveríamos persistir em observar essa ordenança , mas não especificou quando. Em Atos 20:7 os discípulos de Trôade o faziam no primeiro dia da semana,estando nós reunidos com o fim de partir o pão.. o Objetivo principal é entender o sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo feito a favor daqueles que o amam. Embora o sacrifício foi feito em favor da humanidade , apenas aqueles que reconhecem o sacrifício e tem Jesus como seu Salvador é que serão beneficiados pela graça de Nosso Deus. Quando entendemos o alto sacrifício feito por Jesus faremos qualquer coisa para evitar magoa-lo ou fazer com que seu sacrifício seja em vão.(Veja HEBREUS 10:24-31) Quem tem direito de tomar a Ceia do Senhor. A santa ceia é um ato a ser partilhado por aqueles que estão em comunhão com Cristo.Jesus não ofereceu o pão e o cálice a todos , mas apenas os seus discípulos ( Mateus 26:26). Todos aqueles que tem discernimento do corpo e do sangue de Cristo podem participar da santa Ceia . Mas se um irmão for de outra denominação religiosa Cristã. Mesmo assim,  ele sendo batizado e tendo plena consciência do seu batismo e do corpo de cristo deverá participar da santa ceia .Não podemos ser juízes e nem culpados perante Deus por dizer quem participa ou não , seja qual for a nossa opinião . Isso é entre Deus e a pessoa. Todos que estão em comunhão com Cristo deverão participar . Em sua opinião Judas Iscariotes Participou ou não da ceia . A resposta é sim ele participou leia Lucas 22:15-23 e João 13:18-27. Não entraremos nessa questão por que o assunto ficaria muito longo , mas apenas é para entendermos que não podemos determinar que participa ou não da santa ceia. A única observância é que a pessoa seja batizada em nome do pai , filho e do espírito santo , e que não tenha dúvidas quanto ao seu batismo.( Atos 2:38; Galatas 3:26-28) 

O que significa participar indignamente?Vejamos o texto que diz: Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.(1 Coríntios 11:27-29)  Aqui nessa passagem a palavra indignamente geralmente é mal entendida. ( não é a dignidade da pessoa , porque na verdade ninguém é verdadeiramente digno de comunhão com cristo ) não aqui descreve a maneira de Participar.A pessoa não pode estar brincando com o sacrifício de Jesus , não o levando a sério . A pessoa estaria se condenando. Muito cuidado e muita atenção no significado do pão e do cálice . Se tratarmos a Santa Ceia do Senhor como um mero ritual ou se a tomarmos levianamente deixando de meditar no seu significado , condenemo-nos perante Deus. 

Oração de Transformação do Pão . É correto orar para o pão da Santa Ceia. Hoje em dia é comum em cultos das Igreja observarmos pessoas fazer as chamadas orações de Transformação do Pão . O pão ele não se transforma em nada ele no momento da Ceia ele já representa o corpo de Cristo , de antemão preparado para ocasião da ceia .Para o pão é necessário apenas dar graças , graças pela salvação pelo seu sacrifício de Cristo . ( Mateus 26:27,Marcos 14:23, Lucas 22:19,1 Corintios 11:24). Portanto orar pelo pão com o pretexto que esse se transforme no símbolo do corpo de Cristo é pura ilusão, o pão fermentado não representa bem o corpo sem pecado de Cristo e a oração não fará com que isso aconteça . A santa Ceia do Senhor é um momento especial no qual os cristão refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preço que ele pagou pelos nossos pecados . Continuamos a relembrar sempre desse sacrifício ( 1 Coríntios 2:1-2)

   


COMO FAZER O MATZOT ( PÃO AZIMO ,SEM FERMENTO)

Toda a preparação do pão sem fermento deve ser observada desde seu inicio . Vou numerar para ajudar vocês no preparo e no entendimento espiritual para esse preparo .

1 – A pessoa que irá preparar o pão deve ser consagrada ao Senhor ,  uma pessoa exemplar e que não esteja em pecado .
2 – aqueça o forno a 180 graus .
3 – em uma tigela coloque 300 gramas de farinha de trigo  + 2 pitadas de sal
4 – misture essa farinha mais o sal ( misture apenas o sal e a farinha )
5 – Agora nessa mistura adicione 3 colheres de azeite . mexa bem e rápido.
6 – Adicione agua aos poucos até dar o ponto da massa . ( atenção a partir desse ponto você tem 18 minutos para fazer tudo até a conclusão para que a massa não sofra fermentação )
7 – Amasse bem a massa , corte em pequenos pedaços no formato de uma bolacha maizena redonda e fina .
8 – coloque em uma forma antiaderente e leve ao forno , que já deverá estar aquecido .

Atenção !  Ao você adicionar agua ao trigo ele irá sofrer fermentação após 18 minutos . Portanto o pão deve ser preparado e assado antes desse tempo.

Veja agora alguns grãos que sofrem fermentação após 18 minutos em contato com a agua

- Cevada
- Trigo
- Aveia
- Centeio

-  Espelta ( trigo vermelho)


Veja Também "Vinho da Santa Ceia com ou sem Alcool ?" Acesse

http://novavidaemcristosorocaba.blogspot.com.br/2017/08/vinho-da-santa-ceia-com-ou-sem-alcool.html